O Homem e o Labirinto

 

LIVRO_O_Homem_e_o_Labirinto
O Homem e o Labirinto
Contos. Salvador: Editora BDA Bahia, 1995, 88 páginas
(Edição esgotada)

 

  • FUGAS DO LABIRINTO / Elieser César

Ao leitor

Compartilho com o leitor, neste livro, uma escrita laborada na mais estrita solidão; trabalhos de muitos anos, que hibernavam em gavetas, e que, agora, despertam.

Eles são, talvez, uma busca da compreensão do verdadeiro significado do ser só. Da solidão, como isolamento e incomunicabilidade, ao Só, como plenitude e conhecimento – aí está, certamente, o sentido da minha busca nesses textos e a saída do labirinto. (Não me refiro ao labirinto heroico da Antiguidade, e sim ao sentimento de vazio e desesperança tão próprio dos tempos modernos).

Acredito que a saída desse labirinto está no reencantamento do olhar (do nosso pobre olhar racionalista que já não vê o mistério do mundo), no resgate da imaginação, da fantasia (não no sentido comum, de ilusão, mas no seu significado original, do grego fantasia, que é “tornar visível, revelar”) e da simplicidade haurida na observação e no contato com a natureza.

Ao resgatarmos essas dimensões profundas do espírito humano – a intuição, o sentimento poético, a percepção mágica dos arquétipos e dos símbolos, em equilíbrio com a razão, âncora útil e necessária – poderemos vislumbrar uma dimensão mais ampla do nosso ser e estar no mundo, e ver, nas coisas que nos cercam, a presença do sagrado. Assim poderemos reintegrar-nos no universo e resistir à desumanização que nos é imposta pelo chamado progresso nesses tempos de materialismo estéril.

Esses escritos são, portanto, a minha contribuição; uma contribuição modesta: minha perplexidade, meu espanto.

O autor

 

SUMÁRIO

I. Passos na Noite

Passos na Noite
Entre Quatro Paredes
A Cidade
As Máquinas
As Casas
Solidão
Corredores
O Visitante Onírico
Os Quadros
As Vozes
Komodo
O Barco

II. Mutações

Chuva
Nas Serras de Minas
O Sonho na Noite
Revelação
Vento Menino
Aos Séculos
Ao Amigo
Noite
O Momento
Mutações
Reflexos
O Gênio

IV. Vozes do Tempo

O Encontro
Porto Príncipe
Tardes Claras dos 60
O Trovão na Floresta
A Última Aventura de Richard Burton
O Caçador de Raridades
Vozes do Tempo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *