À Luz das Narrativas: escritos sobre obras e autores

LIVRO_aLuzDasNarrativasÀ Luz das Narrativas: escritos sobre obras e autores
Artigos, resenhas, depoimentos. Salvador: Edufba, 2009
Versão digital do livro
336 páginas
R$ 35
Tel: (71) 9153-4908
carlos.jribeiro@terra.com.br

À luz das narrativas / Suzana Varjão

 

Mais conhecido por sua produção ficcional, Carlos Ribeiro reúne pela primeira vez resenhas e artigos literários publicados na revista Iararana, da qual é co-editor, e nos jornais Rascunho, de Curitiba, e A Tarde, de Salvador.

Dentre os artigos, destacam-se dois nos quais são analisadas características específicas de dois gêneros literários, o conto e a crônica, e uma reflexão sobre a função das bibliotecas numa sociedade marcada pelo predomínio dos meios audiovisuais.

Aos artigos seguem-se resenhas sobre obras e autores de nacionalidades e períodos históricos diversos. A literatura russa do século 20, as memórias romanceadas de Dostoiévski em Recordações da casa dos mortos, os contos fulgurantes de Isaac Bábel, as crônicas futebolísticas de Nelson Rodrigues e as cartas de viagem de Campos de Carvalho são alguns assuntos abordados nos textos, que trazem ainda informações e reflexões sobre um extenso leque de escritores.

Carlos Ribeiro analisa também obras de escritores baianos contemporâneos e de figuras ilustres do passado, hoje relegadas ao esquecimento, além de temas gerais, como terror e fundamentalismo, jornalismo literário e sincronicidade.

Na segunda parte, encontram-se comunicações feitas a instituições culturais e um extenso depoimento sobre a revista Iararana. O volume é encerrado com o seu discurso de posse na Academia de Letras da Bahia.
Os textos aqui reunidos enquadram-se mais na categoria do jornalismo cultural do que propriamente de uma crítica literária em moldes acadêmicos. Para Ribeiro, uma de suas principais qualidades é a de servir como indicação de leitura de importantes obras da literatura baiana, brasileira e universal.

Deve-se em parte a isto a leveza dos textos, que reúnem informação, opinião, crítica e expressão, buscando sempre o prazer da leitura.

Salvador, 2009

Acesse a íntegra do livro clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *