CAMINHO COM O CORAÇÃO

Prefácio à primeira edição de Trilhas e Caminhos

Em Trilhas e Caminhos, Roberto Sapucaia nos dá um presente há muito tempo esperado – e necessário. Não se trata apenas de um guia turístico sobre o Parque Nacional da Chapada Diamantina, mas também o fruto da experiência sincera de um amante da natureza; a forma que o autor encontrou para declarar o seu amor por essa região da Bahia que exerce um fascínio irresistível sobre todos aqueles que percorrem seus caminhos.

Sinto-me, portanto, honrado por Roberto me confiar a apresentação do seu livro. Por dois motivos: primeiro, porque eu mesmo gostaria de tê-lo escrito, porque eu também percorri os caminhos dessa região, com os companheiros do grupo Veredas, que sempre me gratificaram com a sua disposição de enfrentar os desconfortos e imprevistos desse tipo de atividade, ou sozinho, cruzando seus riachos cristalinos, passando dias e noites nas suas serras, ouvindo o silêncio dos gerais, vales e grotões. E, em segundo lugar, porque, da mesma forma que o autor, sentia e sinto o desejo de compartilhar com todos os amantes da natureza, os mistérios e encantos dessa região fascinante e inesquecível.

Este livro deve ser lido como um convite. Um convite irresistível para conhecer os segredos da Chapada Diamantina. Um convite carinhoso e responsável, no qual o autor, além de mostrar os caminhos, instrui sobre os cuidados que se deve ter na natureza e com a natureza. Uma pequena grande obra de esmerada expressão gráfica que tenta espelhar ou antecipar o que o leitor verá com seus próprios olhos e sentirá na pele, quando aceitar o convite e for in loco, conferir este caminho que, como diz Bandeira, “é único, solitário e belo”.

Nas páginas de Trilhas e Caminhos, o leitor vai encontrar: informações relativas à distância de Salvador até diversos pontos da Chapada; belas fotos coloridas de muitas das atrações naturais da região; dicas de preservação ambiental; informações históricas; sugestões de alimentação para caminhadas leves, médias e longas; lista de material e equipamento; glossário; dois mapas ilustrados mostrando os principais pontos turísticos e 26 trilhas selecionadas, abrangendo 320 quilômetros do que se pode encontrar de melhor para trekking e ciclotour.

Ë pouco? Sem dúvida! Apesar de todas essas informações, o livro de Roberto não é exaustivo, nem pretende sê-lo. O objetivo dele é apenas um: chamar os seus leitores para botar o pé na estrada. Com disposição, cuidado, responsabilidade. E, como diz o velho bruxo Don Juan na epígrafe, com o coração.


Trilhas e Caminhos: circuito do diamante
– guia turístico e do meio ambiente
Roberto Sapucaia
Salvador: Edição do autor, 2000, 160 páginas

www.trilhasecaminhos.com.br